Multiplace

Informativo

Shopping Centers se multiplicam no conceito de complexos multiuso

Shopping Centers se multiplicam no conceito de complexos multiuso

Setor prevê uma expansão de 12% em 2011, o que representará cerca de 16 novas inaugurações. Indústria de shopping centers fechou o ano de 2010 com um faturamento de R$ 87 bilhões, registrando um aumento de 17,5% no período, ante os R$ 74 bilhões de 2009. Os números são da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e se referem aos resultados de 415 centros de compras, responsáveis pela geração de mais de 720 mil empregos diretos. A expertise do empreendedor brasileiro na indústria de shopping centers é um dos diferenciais que contribuem para o crescimento do setor no País. Isso sem falar em fatores socioeconômicos como oferta de crédito e prazos mais facilitados, aumento dos empregos formais e a ascensão das classes B e C. Tudo isso, somado, ajudou a impulsionar o mercado em 2010.

Como resultado, o que se observa são os lançamentos programados para 2011 e 2012. Neste ano serão mais 16 inaugurações em várias capitais brasileiras, com destaque para Rio Branco (AC), que terá o seu primeiro shopping. Além das capitais, cidades menores como Uberlândia (SP), Blumenau (SC) e Resende (RJ) também terão inaugurações em 2011.

Em 2010 foram inaugurados 16 malls em grandes capitais e nas cidades do interior do País, que somaram mais de 540 mil m2 de ABL (área bruta locável) e geraram cerca de 53 mil novos empregos. Com uma média mensal de 329 milhões de visitantes, os shopping centers brasileiros estão localizados em sua maioria na região Sudeste (55%), outros 19% na região Sul, 14% na Nordeste, 9% na Centro-Oeste e 3% na Norte.

Assim como outros segmentos, os shoppings brasileiros estão, desde o início da década, passando por uma readequação e acompanhando a tendência mundial. Novos conceitos, como as chamadas áreas malls, que têm luz natural e lojas abertas para ruas e jardins, novo layout, além do uso misto conjugando os espaços de compras, trabalho e convivência são as novidades do segmento para agregar valor e atrair mais consumidores.

 

Fonte: Revista Grande Construções

Data da publicação:

Segmento

Informativo

Ver mais notícias